Quem somos nós

Minha foto
Mesqeuita, RJ, Brazil
Em meados de 2009 foi iniciado o projeto do filme REGGAE NA PRAÇA dos diretores Ventolidio José e Tiago Araújo. Produzindo esse filme independente. Em Jan/2010 solidificam uma parceria com o Espaço Setor BF, na cidade emancipada de Mesquita na Baixada Fluminense, nascendo assim o primeiro espaço físico do coletivo de audiovisual NOVO CINEMA MARGINAL, [NCM]< 2010

FILMES



FILME O BANCO DA PRAÇA


Primeiro filme idealizado e dirigido por VENTOLIDIO JOSÉ, O BANCO DA PRAÇA, é uma adaptação da poesia do amigo Marcos Vinicios Balla, e nasceu em uma oficina de introdução a documentário ministrada pelo cineasta norte-americano FINN YEARBROUGH da Brown Univercity em parceria com CINEMA NOSSO em 2008, onde os jovens se conheceram.



 Filmado com câmera de celular, tinha como membros do grupo, PATRICIA ROCKET e atuado o escritor da poesia O BANCO DA PRAÇA, MARCOS BALLA, enquanto Ventolidio improvisava as falas da poesia em foque com a realidade cotidiana da praça, tendo como personagem principal o BANCO DA PRAÇA e explorando o narrador MARCOS dentro da própria cena.


Sob o selo da EARTH HOUSE c/ apoio do CINEMA NOSSO surge o DOCUMENTARIO NÓS DO CINEMA 2009 veiculado em festival nos EUA trazendo TIAGO ARAÚJO como CAMERA, e DEPOENTE, e VENTOLIDIO JOSÉ como ASSISTENTE DE PRODUÇÃO, e com grande honrra foi utilizada a micrometragem de 1 minuto dentro do filme norte-americano.


 Em 2010 da necessidade de expor sua criação, o Banco da Praça surge das cinzas, reeditado c/ o editor de video windows live movie maker da forma mais experimental e grosseira possível e lançado no youtube de curtição, disponibilizando a obra em nome da arte, que se transformou em um um curta agora com 3 minutos com cenas da gravação do filme em andamento, cenas retiradas do Documentário norte-americano sem o tratamento adeguado que merecia e tinha o trabalho derradeiro.


assista agora no youtube mais perto de vc !!


VC PODE ADD ESSE VIDEO EM SEUS FAVORITOS DO ORKUT. COMPARTILHE COM OS AMIGOS
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FILME TAMBORES E METAIS É HORA DE VERDEJAR

 O ano é 2010, Os jovens ainda batalham pra finalizar o filme REGGAE NA PRAÇA, mas uma manifetação de abraço ao lago formado no complexo do alemão, quando uma pedreira atinge um lençol freático, movimenta novamente o grupo, A ong de preservação ambiental e humanismo VERDEJAR, cituada no Engenho da Rainha convoca o novo cinema marginal a participar do manifesto pacífico.

 Dando inicio assim ao DOCUMENTARIO TAMBORES E METAIS É HORA DE VERDEJAR.
 TIAGO ARAÚJO, resolve ir filmar o protesto, e influenciado a distancia por VENTOLIDIO em diversas ligações, ia sendo aconselhado em tempo real, a fazer a filmagem como se fosse um filme, e assim conseguem montar um documentario curtametragem, praticamente sem depoimentos, nascendo então a primeira obra do Novo Cinema Marginal.

 O filme surgiu sem um roteiro, e em uma filmagem na qual não tinha espaço em fita e a pouca bateria na camera ja era baixa antes de começar, mas não se tornando isso um problema pra marginalidade criativa da dupla.
 E ao melhor estilo Glauber Rocha, com uma camera na mão e uma idéia na cabeça, floresce a nova obra do coletivo NCM.
E da duvida surge assim a possibilidade de germinar o primeiro Documental do Novo Cinema Marginal.

Foi exibido dia 03/09/2010 no Festival Internacional Cinecufa no Centro Cultural Banco do Brasil CCBB

Assista agora ao documentario de 12'' TAMBORES E METAIS

Sinópse: Uma manifestação pacifica de abraço ao lago formado quando uma pedreira atinge um lençol freatico no alto do complexo do alemão, ao som da orquestra voadora e c/ participação especial do Mc Playboy somos transportados para o local mais paradisíaco dentre as favelas cariocas.

Assista Agora on line no site BLIKS BRASIL da ELO COMPANY!!

http://www.blinkxbrasil.com.br/eloplayer?bid=93x2J93hw3NEERcP3eBu3g


______________________________________________________________


REGGAE NA PRAÇA


 A primeira investida independente da dupla, iniciou após a formatura de audiovisual da cufa, quando Ventolidio se voluntariava como camera e fotografo da instituição onde dedicou 6 meses a ajudar em eventos comunitarios.
 Tiago surge com o roteiro de um documentario curta de nome REGGAE NA PRAÇA, na qual contaria a história do evento de mesmo nome, realizado na baixada.
 Ventolidio entra como diretor de fotografia mas não demora muito pra passar o posto para deniton bastos, assumindo a DIREÇÃO ao lado do Tiago, os dias viraram meses, e os meses viraram pouco mais de um ano.
Deixando uma boa experiencia para a dupla, e abrindo portas nunca antes imaginadas.
 Apartir desse projeto, a dupla se uniu e montou o selo, e apartir dessa investida foi feita a parceria com o Setor BF.


antes de terminar o projeto, a dupla com a ajuda do editor ISAC MAIA finaliza o que seria uma prévia, mas se torna um curta independente de mesmo nome REGGAE NA PRAÇA, lançado no youtube, e o documentário, médiametragem de 53'' no qual teve participação, de bandas conceituadas no cenário reggae.


Dom Carlos (JAMAICA)
Apple Gabriel - fundador da Israel Vibrations, (JAMAICA)


e bandas brasileiras como Raizes que tocam, anncesthrais, original raiz, e moara ananindeua.



FILME REGGAE NA PRAÇA (ESTRÉIA DIA 25/09 2° MOCINEME EM MESQUITA)


ESSE VISEO SERIA UMA PRÉVIA DO FILME DOCUMENTÁRIO, MAS ACABOU SE TORNANDO UM CURTA DE MESMO NOME DO MEDIAMETRAGEM, COM CENAS E INFORMAÇÕES DESTINTAS.


ESSE VIDEO MOARA ANANINDEUA NOSSA ANFITRIÃ NA CASA DA MONTANHA

BEM VINDO

NOSSA PÁGINA AINDA ESTA SENDO ATUALIZADA

visualizações